Faça sua doação
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

blogs

TURMA DA COZINHA EXPERIMENTAL REALIZA SUA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA PRÁTICA

11 novembro 2015 | Cozinha Experimental





Jovens da comunidade preparam desde a degustação até a escolha do cardápio


Sete jovens do Projeto Gerando Futuro do Instituto Verdescola aceitaram o desafio e realizarem a sua primeira experiência prática do curso de culinária. Essa oportunidade aconteceu no evento do ICC- Instituto de Conservação Costeira, em 31 de outubro na Praia da Baleia.

Na liderança, Lucélia Lima, culinarista da Cozinha Experimental do Instituto, “recebemos o convite e repassei a estes jovens, imediatamente eles aceitaram a proposta e aí iniciamos os preparativos”.

Os alunos participam da cozinha experimental há menos de um mês e com esta pouca experiência, mas com muita força de vontade elaboraram o cardápio, antecipado por uma degustação com os organizadores do evento, e produziram todo o serviço de Buffet.

O roteiro foi feito segundo o método do restaurante Capim Santo, parceiro do Verdescola na Cozinha Experimental, com práticas de cortes Julienne e Bartonnet (cortes longos e retangulares) e Brunoise (cortes em cubinhos) e foi escolhido a gastronomia vegetariana com kibe de berinjela, quiche de legumes, babaganush, húmus e pão sírio temperado ao molho de limão siciliano e pimenta síria, canapés de tomates cereja e queijo branco além dos deliciosos chips de banana da terra, mandioca e batata doce. Mas o principal ingrediente fica por conta de gentilezas, ziriguidum e muito amor, filosofia da chefe Morena Leite e disseminada com muita dedicação no Projeto da Cozinha Experimental.

A equipe batizada como “Cozinha Verde” foi composta de 5 chefes de cozinha e duas promotoras de eventos que foram as responsáveis por receber as pessoas e oferecerem informações sobre os pratos. “Nós do ICC agradecemos a estes jovens empenhados que nos encheram de esperança, tudo ficou maravilhoso” comenta emocionada a diretora do ICC Fernanda Carbonelli.

Para a o grupo formado ao todo por 24 jovens que frequentam a cozinha experimental mais do que aprender uma profissão são as práticas que levarão para toda a vida que mais permanecem. “A todos nós jovens o que fica são as oportunidades de crescerem na vida como pessoa, caráter e não só financeiramente” ressalta o aluno Matheus Luan Tavares.

Para Lucélia Lima a possibilidade em mostrar a estes jovens que eles não precisam sair daqui para conseguirem a realização profissional é o que moveu a sua dedicação em ajudá-los a vencer este desafio e o melhor com muito sucesso. “No evento as pessoas ficavam impressionadas de que eles não eram profissionais experientes e sim alunos com apenas dois meses de prática de projeto e não de vivência de trabalho” e ainda afirma: “vem muito mais por aí. Estou muito feliz de ver meu sonho realizado de ver estes meninos brilharem. Nós acreditamos neles”, finaliza emocionada.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

patrocinadores master
Todos 233_132
Peninsula site-jan16
Banco Itau -home


como apoiar

Existem diversas formas de você apoiar os projetos de formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos do Instituto Verdescola.

saiba mais


destaques

cadastre-se

Receba as novidades: