Faça sua doação
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

blogs

INSPIRAR E TRANSFORMAR FORAM TEMAS DO SEMINÁRIO PRODUZIDO PELOS ALUNOS DO VERDESCOLA

31 julho 2015 | Gerando Futuro





Uma visita do jornalista Eduardo Lyra, um jovem de 25 anos que ainda na faculdade descobriu que era possível mudar o mundo escrevendo histórias de jovens que do nada chegaram ao tudo, inspirou os alunos do Projeto Gerando Futuro a realizarem o Seminário “Jovens Falcões”. O nome é o mesmo do livro escrito pelo jornalista, que por meio de entrevistas conta 14 histórias reais de brasileiros ousados, que com pouca idade realizam sonhos que parecem impossíveis e mesmo assim, conseguiram mudar o mundo para melhor.

O seminário apresentado em 23 de julho foi desenvolvido na matéria de Língua Portuguesa tendo como base o livro “Jovens Falcões” com o grupo do Gerando Futuro, projeto em parceria com a Petrobras, e teve como objetivos pedagógicos o incentivo a leitura, interpretação de texto, oralidade e construções de processos harmônicos entre fala e escrita.

Foram selecionadas cinco histórias para cinco grupos apresentarem, entre elas da jovem Bel Pesce conhecida como “Bel Gates”, uma menina que não desistiu e insistiu. Conseguiu uma bolsa de estudos na principal universidade de tecnologia dos Estados Unidos passando por empresas como Google e Microsoft e acabou por trocar o Vale do Silício para empreender e transformar a vida das pessoas. Outro jovem representado foi Raphael Draccon que transformou os “Dragões” de sua infância em histórias de ficção que já venderam milhares de exemplares.


O empreendedorismo foi muito percebido nas escolhas destes meninos e meninas vencedores. A jovem Alessandra França, filha de agricultores mudou a história de muitos em sua comunidade quando criou o projeto Banco Pérola, um financiamento para concretizar ideias e mudar a vida de jovens, além daqueles que criaram uma forma de publicidade mais eficiente e o que conseguiu a representação de jovens na ONU- Organizações das Nações Unidas.
Para os jovens do Projeto Gerando o Futuro a experiência de realizar um Seminário tendo como ponto de partida uma realidade semelhante as suas proporcionou muito estímulo e autoconfiança. “Enxerguei ainda mais o quanto o apoio dos pais e da família é importante para o sucesso das nossas escolhas. Acreditar e estar sempre ao nosso lado, nos incentivando” declarou a aluna Caroline de Souza Miranda dos Santos. Momentos emocionantes como ao abrir o Seminário com a produção de um hap falando de sonhos e obstáculos, confecção de lembranças para materializar a ideia à Banca Examinadora como a produção de origamis de Tsuru, uma ave sagrada que representa a concretização dos desejos, a concha com uma pérola ao meio representando a força mútua entre ambas, o saco de dinheiro com moedas de fé, foco, esperança e mensagens de incentivo a concretização dos sonhos.

Entre os participantes quatro grupos foram selecionados para apresentarem o Seminário ao jornalista Eduardo Lyra e aos Jovens do Ensino Médio das escolas públicas da região.

Por Núcleo de Comunicação Instituto Verdescola

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

patrocinadores master
Todos 233_132
Peninsula site-jan16
Banco Itau -home


como apoiar

Existem diversas formas de você apoiar os projetos de formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos do Instituto Verdescola.

saiba mais


destaques

cadastre-se

Receba as novidades: