Faça sua doação
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

blogs

JOVENS DO VERDESCOLA CONHECEM FEIRA DE PROFISSÕES DA USP

17 agosto 2015 | Gerando Futuro





Com o objetivo de orientar e ampliar os horizontes dos jovens que frequentam o Gerando Futuro, projeto em parceria com a Petrobras, foi realizada a visita (07 de agosto) à Feira de Profissões promovida anualmente pela USP – Universidade de São Paulo. O evento reúne diversos stands sobre os cursos oferecidos pela Universidade, isenções de taxas dos vestibulares, mercado de trabalho além de palestras com profissionais da área e experiências práticas desenvolvidas pelos núcleos de ciências e física promovendo a integração do jovem com o universo acadêmico.


“A proposta é oferecer a estes meninos e meninas um olhar sobre o acesso a universidade pública. Conhecer as possibilidades e descobrir os caminhos não só da formação em si, mas de tudo que envolve como moradia em outra cidade, financiamentos educacionais e pontuações no ENEM fortalece a confiança destes alunos em um momento de muitas dúvidas” afirma a educadora Dora da Silva.

Para o aluno Pedro Henrique Matos Souza a experiência efetivou ainda mais a sua decisão pela área do Direito. “Fui com o objetivo de pesquisar sobre a minha escolha, conversei com professores, conheci as grades de matérias e algumas qualidades que um profissional desta área precisa desenvolver como a leitura e oralidade”.

A relação entre as áreas também chamou a atenção, o jovem Luiz Henrique Freitas Santos ao buscar mais conhecimento sobre seu desejo de atuar com Políticas Públicas conseguiu informações no curso de Relações Internacionais. “Apesar de ter este curso de Políticas Públicas na USP, não havia um stand só sobre ele, então me orientaram em conhecer sobre as disciplinas de Relações Internacionais, foi onde percebi que algumas profissões se conectam entre si”.

Alguns jovens como Lucas Novais, dividiu a visita em dois momentos, um para pesquisar sobre a área da fotografia e o outro para curtir o espaço. “Obtive informações sobre o curso, mas principalmente em como fazer a prova e as matérias necessárias para estar preparado neste importante momento, que é a porta de entrada para a universidade. Fui orientado em estudar arte contemporânea, revelação de fotos e a história da fotografia digital. Já me senti com um horizonte”. Sobre as atividades paralelas, o “Show de Física” foi o que considerou incrível pois as demonstrações eram encenadas por práticas cotidianas e com muito humor. “Ficamos tão empolgados que gravamos uma entrevista com o grupo” conta Lucas.

A moradia também esteve presente no Programa de Apoio a Permanência Estudantil com informações sobre moradia, alimentação entre outras ações relacionadas à vida acadêmica além das salas de aula. “Descobri as formas de moradia possíveis a um estudante. Quero cursar fisioterapia e conhecer sobre o curso efetivou ainda mais a minha escolha. Fiquei tranqüila também em relação a moradia, caso deseje cursar uma universidade longe da minha família, mas confesso que mesmo assim ainda não me sinto encorajada em viver longe de casa, mas decidida em ser uma fisioterapeuta” afirma a aluna Maria Elisabete dos Santos Profeta.


O projeto Gerando Futuro acontece durante nove meses nos quais jovens da comunidade, advindo das escolas públicas recebem aulas de Matemática, Língua Portuguesa e tópicos especiais como Sustentabilidade, Mercado de Trabalho e Comunicação com o objetivo de reforçar as disciplinas mais importantes para o ingresso em cursos técnicos e universidades e também um olhar crítico e real sobre mercado de trabalho e a capacidade destes jovens em desenvolver autonomia por práticas de cidadania.

Por Núcleo de Comunicação Instituto Verdescola

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

patrocinadores master
Todos 233_132
Peninsula site-jan16
Banco Itau -home


como apoiar

Existem diversas formas de você apoiar os projetos de formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos do Instituto Verdescola.

saiba mais


destaques

cadastre-se

Receba as novidades: