Faça sua doação
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube

blogs

Retomada da Campanha Vila Limpa

12 fevereiro 2015 | Imprensa notícias



Reuniao Amo Vila fev15

Instituto Verdescola, Amovila, ICC e Ecopav se reúnem para discutir a questão do lixo na Vila Sahy

Representantes do Instituto Verdescola, da Amovila (Associação de Moradores da Vila Sahy), do ICC (Instituto Conservação Costeira) e da Ecopav, estiveram reunidos na sede do Verdescola, na Costa Sul, para discutir a questão do lixo na Vila Sahy.

A presidente do Instituto, Maria Antonia Civita, preocupada com a questão que assolou o município nos últimos meses, se reuniu com representantes da Associação de Moradores da Vila Sahy para discutir problemas e soluções para a questão do lixo gerado pela comunidade local e, desta forma, evitar o descarte errado de resíduos sólidos. Outras questões de igual relevância também foram prontamente debatidas entre os presentes.

De acordo com Maria Antonia, as instituições se unem em favor da Vila Sahy, não só para a questão do lixo, como também pelas questões de segurança, melhorias entre outras questões pertinentes ao bairro. “Temos que unir forças”, disse. “Não podemos deixar tudo a cargo do Poder Público. É preciso que cada um de nós faça a parte que lhe compete como cidadão e morador”, acrescentou.

Segundo afirmou, no Verdescola as crianças e os jovens são constantemente conscientizados a respeito da responsabilidade ambiental. “Queremos este ano expandir a Campanha Vila Limpa junto com os moradores, pais e mães de alunos na qual abordaremos não apenas a questão do lixo, mas também da dengue, das drogas etc”, afirmou. “Vamos nos unir em prol da Vila Sahy”, frisou a presidente da instituição.

Ela informou, ainda, que a Ecopav tem sido uma grande parceira na questão ambiental e tem feito de tudo para ajudar o Município nesta área. Porém, sofreu uma perda com atos de vandalismo quando no ultimo mês teve uma lixeira (nova) instalada recentemente no bairro, queimada por vândalos.

De acordo com representante da Ecopav, a empresa disponibilizará dias e horários dos caminhões para a coleta do lixo e o Verdescola, junto com a Amovila, baterá de porta em porta para conscientizar e orientar os moradores como deverá ser feito o descarte. Para tanto, disponibilizará um pequeno trator para ingressar em áreas de difícil acesso o que ajudará neste processo de conscientização. A Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, irá apoiar as ações necessárias.

Segundo representante da Amovila, a associação de moradores já disponibiliza, apesar da pouca verba, um funcionário que recolhe os lixos em locais de difícil acesso, entretanto, a população tem que fazer sua parte.

O ICC (Instituto Conservação Costeira), ONG que exerce a cogestão da APA Baleia Sahy, disponibiliza técnicos e passeios para crianças e jovens conhecerem a área de proteção ambiental e vivenciarem o que a natureza tem de melhor e o potencial de São Sebastião para a exploração do ecoturismo.

Segundo o engenheiro agrônomo André Motta, é preciso haver união de esforços para que problemas vivenciados pelo município sejam minimizados. “Isso só é possível se plantarmos a semente da consciência nas crianças e jovens”, mencionou.

A advogada do Instituto Verdescola, Fernanda Carbonelli, considera uma grande iniciativa a união entre Poder Público, associação de bairros e terceiro setor, e aproveitou a reunião para dar uma grande notícia à comunidade. Ou seja, que após a doação do terreno pela Administração, o instituto captou integralmente recursos por meio da Lei de Incentivo do Ministério dos Esportes e já assinou convênio com a Caixa Econômica Federal para iniciar a licitação e construção do ginásio poliesportivo da Vila Sahy a ser usado pela comunidade com incentivo à prática desportiva. “Desta forma retiramos, a cada dia mais, nossas crianças e jovens do ócio e das drogas”, declarou. “Foram três anos de luta e o Verdescola, hoje, pode dar esta boa notícia”, finalizou Fernanda.

Fonte: http://www.saosebastiao.sp.gov.br



Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

patrocinadores master
Todos 233_132
Peninsula site-jan16
Banco Itau -home
Carlyle-boxdireita


como apoiar

Existem diversas formas de você apoiar os projetos de formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos do Instituto Verdescola.

saiba mais


novidades-verdescola

cadastre-se

Receba as novidades: