Faça sua doação
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube

blogs

Início das Atividades 2013

28 março 2013 | Praça vai à Escola






O projeto Praça Vai à Escola em 2013, conta com três escolas cadastradas, “EMEI Isabel Colombo”, “EMEI Monte Castelo” e “CEU UIRAPURU”, todas receberão educação socioambiental para o ensino infantil I e II, além de encontros para a formação dos educadores das respectivas escolas. Os temas desenvolvidos serão resíduos com o infantil I e água e plantas para o infantil II.

Em março aconteceram dois encontros nas escolas atendidas pelo Praça Vai à Escola. No primeiro deles, foi realizada uma sondagem inicial para avaliar o nível de conhecimento dos alunos acerca dos assuntos abordados pelo projeto durante o ano.

No infantil I, com o tema resíduos, os alunos tinham a tarefa de separar cartões com imagens de resíduos entre duas categorias: os que eram provenientes da natureza e os que eram produzidos pelo homem.

No infantil II com o tema águas e plantas, os alunos tinham a tarefa de separar cartões com imagens de resíduos entre duas categorias: os que necessitavam de água em sua produção e os que não necessitavam. Os resultados serão comparados com outra sondagem realizada no final do ano.

No segundo encontro, as turmas do infantil I tiveram um bate papo sobre o destino dos lixos produzidos pelo homem e suas consequências, um resíduo tratado com mais ênfase foi o óleo de cozinha usado, muitas vezes destinado de forma errada. Para tal foi feito um pequeno aquário onde o óleo era jogado, mostrando a camada que fica sobre a superfície.

As turmas do infantil II, por sua vez, participaram de uma dinâmica que mostrava a importância da água para as plantas e animais. Alguns poucos alunos eram selecionados para representarem a água, uma quantidade um pouco maior de alunos representava as plantas e os alunos restantes, os animais. Permeada por explicações, a atividade consistia em que a água, plantas e animais dessem as mãos estabelecendo uma relação de consumo entre elas. Quem não conseguia dar a mão, ficava sem água ou planta e, em consequência não permanecia na brincadeira. E no fechamento os alunos recebiam informações sobre economia de água em suas casas e escola.



Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

patrocinadores master
Todos 233_132
Peninsula site-jan16
Banco Itau -home
Carlyle-boxdireita


como apoiar

Existem diversas formas de você apoiar os projetos de formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos do Instituto Verdescola.

saiba mais


novidades-verdescola

cadastre-se

Receba as novidades: