Faça sua doação
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

blogs

PALAVRA LIVRE FOI O TEMA DO SARAU VERDESCOLA DE 2016

30 maio 2016 | Verdescola na Vila Sahy






A liberdade da palavra foi representada no Sarau do Instituto Verdescola. Crianças e jovens do Instituto e alunos da escola municipal Henrique Tavares participaram de teatro, poesia, música, dança e leitura.
O aluno Kayquy Leôncio de 11 anos ficou uma semana se dedicando para alcançar a perfeição do incrível Charlie Chaplin que ele conheceu no Verdescola, por meio de uma sessão de cinema mudo. “Gostei do jeito dele andar”, conta Kayquy. Sua interpretação foi compartilhada na Oficina do Silêncio na qual os espectadores assistiam às sessões dos clássicos do cinema mudo de Chaplin e exercitavam o silêncio.

O Sarau Literário contou com a participação de educadores e alunos. Foram mais de 20 poemas produzidos por alunos nas oficinas pedagógicas com interpretação de importantes obras de arte, poetas da literatura brasileira, criações próprias e também por inspiração de letras de músicas que marcaram gerações dos anos 80 e 90 e também as novas composições de alguns MCs. Além da palavra escrita, a interpretada também tomou conta do espaço como teatros apresentados em pequenas caixas com criações instantâneas feitas pelos participantes ao vivo e a cores. A expressão artística da comunidade também foi contemplada com a repentista da Vila Sahy, Sra. Maria da Conceição e com o “Trio Braz” dos músicos Felipe e Reinaldo da praia de Barra do Una. O projeto ACICA de Boracéia foi representado pelo Maestro Joel Gonzaga.

Os educadores também se caracterizaram para aproximar ainda mais a arte aos educandos, teve até o envenenamento da Branca de Neve interpretada por professores. “A proposta é ensiná-los não só a declamar, dançar ou interpretar, mas mostrar com exemplos que um Sarau é um espaço de desabafo e estudo cultural. Um local onde juntos podemos dizer aquilo que queremos sem a violência que assistimos atualmente em manifestações, e sim com a singela expressão artística” declara a gerente pedagógica Ana Claudia Prado.

E o momento tão delicado em que atravessa o país não ficou de fora. A apresentação da música “Que País é Este” da banda Legião Urbana foi recitada com muito orgulho pelos educandos de 10 e 11 anos.

O Sarau Verdescola acontece todos os anos na sede do Instituto na Vila Sahy e conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e apoio da Prefeitura de São Sebastião.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

patrocinadores master
Todos 233_132
Peninsula site-jan16
Banco Itau -home


como apoiar

Existem diversas formas de você apoiar os projetos de formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos do Instituto Verdescola.

saiba mais


destaques

cadastre-se

Receba as novidades: