Projetos São Sebastião | Instituto Verdescola
Faça sua doação
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

PROJETOS - SÃO SEBASTIÃO

Conheça os projetos
que acontecem no Instituto Verdescola

PROJETOS – VILA SAHY, SÃO SEBASTIÃO

Desde a sua fundação, o Instituto Verdescola atua em São Sebastião, na Vila Sahy, junto às comunidades locais: Vila Baiana, Vila Mosquito, Sahy, Vila Paraíso e Baleia Verde. Sua missão é educar e formar pessoas para que tenham autonomia para a vida.

Em 2008, o Instituto Verdescola inaugurou uma unidade em São Sebastião e hoje, com a nova sede de 3.500 metros de área construída, atende cerca de 1500 pessoas (crianças, adolescentes, jovens e adultos).

São oferecidas atividades que visam a formação de cidadãos por meio dos seguintes projetos: Educação Infantil ( 4 a 5 anos), Núcleo Socioeducativo (crianças de 6 a 14 anos), Gerando Amanhã (jovens a partir de 15 anos), Verdesporte, Campanhas Socioambientais e Qualificação Profissional.

Estes projetos promovem aulas de reforço escolar, leitura e interpretação, lógica, educação ambiental, informática, artes, música, programas esportivos, entre outras ações fundamentais para o desenvolvimento da comunidade.

O horário de atendimento do Verdescola é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

“Um bom trabalho feito com a comunidade do bairro em que está localizado. As crianças estão em um lugar seguro, desenvolvendo as habilidades que complementam o aprendizado delas, em período contrário a escola.” (Geórgia M. Ventura, Diretora da Escola Municipal de Juqueí)

 

Educação infantil

O núcleo de Educação Infantil tem como objetivo desenvolver as capacidades cognitivas, emocionais, sensório motoras, autonomia, valores, criatividade e conscientização socioambiental das crianças de 4 a 5 anos. No contraturno escolar, a metodologia desenvolvida pelo Instituto de Qualidade de Ensino (IQE) orienta os educadores para as atividades com as crianças. As salas são tematizadas e ambientadas para estimular o aprendizado e desenvolvimento dos alunos.

Por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação de São Sebastião e a EMEI Sonho de Criança, as 150 crianças atendidas pelo núcleo têm aulas no ensino regular nas salas de aula do Verdescola, ministradas pelos professores da rede pública. Assim, esses alunos ficam no Instituto em período integral, recebendo todas as refeições.

 

Público-alvo: crianças de 4 a 5 anos
Atendimentos: 150 alunos em 2018
Principais atividades: reforço escolar, inglês, educação ambiental, artes e atividades fisicas
Parceiros: IQE, Red Balloon

 

Sala de Educação Infantil

Sala de Educação Infantil

 

Núcleo socioeducativo I e II

O Projeto Núcleo Socioeducativo nasceu para garantir às crianças e aos adolescentes do Sahy um desenvolvimento integral – cognitivo, físico e socioemocional – no contraturno escolar. Assim, nossa equipe de educadores promove atividades de acordo com a idade e o grau em que os alunos estejam matriculados.

Em parceria com o Instituto de Qualidade do Ensino (IQE), oficinas de reforço escolar em letramento e matemática são oferecidas, com acompanhamento do desenvolvimento de cada criança. Os alunos têm oportunidade de brincar e fazer atividades físicas monitoradas, mas também são estimuladas com oficinas de contação de histórias, artes, culinária,  robótica e aulas de inglês ministradas por professores do Red Balloon.

 

Núcleo socioeducativo I

 

Público-alvo: crianças de 6 a 9 anos
Atendimentos: 280 alunos em 2018
Principais atividades: alfabetização, reforço escolar, educação física, artes, culinária, inglês, educação ambiental, Escola da Inteligência, educação ambiental e ballet.
Parceiros: IQE, Red Balloon, SESI, ZOOM Education, Instituto Hortense, Confederação Brasileira de Volei.

 

Sala de Inglês / Red Balloon

Sala de Inglês / Red Balloon

 

Núcleo socioeducativo II

 

Público-alvo: adolescentes de 10 a 14 anos
Atendimentos: 240 alunos em 2018
Principais atividades: reforço escolar, artes, informática, robótica, educação física, educação ambiental, educomunicação, culinária
Parceiros: IQE, SESI, ZOOM Education, Instituto Hortense, Confederação Brasileira de Volei.

 

Oficina de informática

Oficina de informática

 

Gerando Amanhã

Gerando Amanhã é um projeto do Instituto Verdescola voltado para os jovens do Ensino Médio. Nas oficinas de Português e Matemática, os alunos se prepararam para o ENEM e o vestibular. Fora as duas disciplinas básicas, os alunos podem escolher dentre diversas aulas optativas como ciências, fotografia, meio ambiente, informática.

Cursos de capacitação profissional preparam aqueles jovens que querem entrar no mercado de trabalho, em modalidades como gastronomia, cursos técnicos em comércio ou básico de inglês.

 
Público-alvo: jovens de 15 a 21 anos
Atendimentos: 120 alunos em 2018
Principais atividades: reforço escolar, capacitação profissional, preparatório para o ENEM, robótica, informática, inglês.
Principais parceiros: IQE (Instituto de Qualidade do Ensino), SESI, SENAC, Centro Paula Souza.

 

Oficina de Robótica

Oficina de Robótica

 

Verdesporte

O projeto Verdesporte trabalha o desenvolvimento motor e físico das crianças e dos adolescentes do Sahy e região. Na primeira infância, o foco é para os jogos e a recreação. Nos anos seguintes, as crianças e jovens começam a participar de esportes em equipe como o vôlei e o futebol. Durante todo o projeto, também são desenvolvidas as habilidades não-cognitivas como resiliência, protagonismo, responsabilidade, trabalho em equipe, liderança, entre outras. Para o desenvolvimento dessas atividades, o Instituto Verdescola conta com uma quadra e o recém inaugurado ginásio poliesportivo. As atividades podem, eventualmente, se estender até a praia.

Uma nova parceria com a Confederação Brasileira de Vôlei, o Verdescola recebeu um núcleo do Projeto Viva Vôlei. O projeto trabalha os fundamentos do esporte com crianças de adolescentes de 7 à 14 anos, oferecendo metodologia, material esportivo e acompanhamento pedagógico.

 
Público-alvo: crianças e adolescentes de 7 a 14 anos
Principais atividades: futebol, volei, basquete, handebol, recreação
Parceiros: SESI, Confederação Brasileira de Vôlei

 

Vôlei / Vivavolei - CBV

Vôlei / Vivavolei – CBV

 

Campanhas Socioambientais

Por estar situado na Vila Sahy, rodeado por uma área de proteção e próximo a vários ecossistemas – a mata atlântica, o mangue e a restinga, visamos sempre contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. Assim, nas aulas de ecologia, as crianças podem aprender a preservar o seu meio ambiente e a criar alternativas para melhorá-lo – um dos exemplos foi o sistema para captar água da chuva desenvolvido em parceria com o departamento de robótica. O dia-a-dia das crianças inclui cultivar uma horta, criar um minhocário e aprender sobre descartes de resíduos. Muitas campanhas são desenvolvida em parceria com a Vila – desde mutirões de limpeza de praias e rios até o combate à dengue.

 
Público-alvo: jovens de 4 a 21 anos
Atendimentos: 760 alunos em 2017
Principais atividades: Campanha Vila Limpa, Campanha de conscientização ambiental, Mutirão de limpeza do Rio Sahy e mangue
Parceiros: Amovila (associação de moradores), Ecopav, Instituto de Conservação Costeira, Prefeitura de São Sebastião, Petrobrás

 

Campanha Vila Limpa - Vila Sahy

Campanha Vila Limpa – Vila Sahy

 

Qualificação Profissional

O Instituto Verdescola atende jovens adultos e adultos em cursos técnicos ou de qualificação profissional, tanto no contra turno escolar quanto no período noturno. O objetivo é promover a qualificação profissional, dando oportunidade para o primeiro emprego ou para conseguirem melhores oportunidades e, consequentemente, gerando renda e melhorando a qualidade de vida da população local.

Atualmente oferecemos 22 modalidades de cursos profissionalizantes e 4 cursos técnicos. Dentre eles, podemos destacar a capacitação para auxiliar de cozinha oferecido pelo Instituto Capim Santo, o curso de auxiliar administrativo, oferecido pela ETEC de São Sebastião e os cursos do Programa Via Rápida.

Em uma nova e inovadora iniciativa, o Verdescola e o Centro Paula Souza iniciaram a primeira turma ETIM – Ensino Técnico Integrado ao Médio em 2018. O curso em tempo integral, oferece a graduação no Ensino Médio ao mesmo tempo que forma os alunos no curso técnico em Eventos. Atualmente 30 alunos estão matriculados no 1o ano do Ensino Médio, mas até 2020, 180 vagas serão oferecidas nesse programa, cobrindo os 3 anos dessa etapa.

 

Público-alvo: jovens adultos e adultos
Atendimentos: 800 alunos em 2018
Principais atividades: cursos de capacitação profissional e cursos técnicos
Parceiros: Instituto Capim Santo, Centro Paula Souza (Carreta Via Rápida e ETEC), SENAC

 

Cozinha experimental

Cozinha experimental

 

Curso de salgadeiro - Carreta Via Rápida

Curso de salgadeiro – Carreta Via Rápida





VERDESCOLA NA VILA SAHY – SÃO SEBASTIÃO/SP

Desde a sua fundação, o Instituto Verdescola atua em São Sebastião, na Vila Sahy, junto às comunidades locais: Vila Baiana, Vila Mosquito, Sahy, Vila Paraíso e Baleia Verde. Sua missão é educar e formar pessoas para que tenham autonomia para a vida.

 

Em 2008, o Instituto Verdescola inaugurou uma unidade em São Sebastião e hoje, com a nova sede de 3.500 metros de área construída, atende cerca de 1200 pessoas (crianças, adolescentes, jovens e adultos). São oferecidas atividades que visam a formação de cidadãos por meio dos seguintes projetos: Núcleo Socioeducativo (crianças de 4 a 14 anos), Gerando Amanhã (jovens a partir de 15 anos), Verdesporte, Campanhas Socioambientais, Educação Continuada e Qualificação Profissional.
Estes projetos promovem aulas de reforço escolar, leitura e interpretação, lógica, educação ambiental, informática, artes, música, programas esportivos, entre outras ações fundamentais para o desenvolvimento da comunidade.

 

O horário de atendimento do Verdescola é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

 

“Um bom trabalho feito com a comunidade do bairro em que está localizado. As crianças estão em um lugar seguro, desenvolvendo as habilidades que complementam o aprendizado delas, em período contrário a escola.” (Geórgia M. Ventura, Diretora da Escola Municipal de Juqueí).

 

“É a realização de um sonho. Não só para mim, mas para as outras crianças.” (Yasmim Silva Cunha, 09 anos).

 

Veja como apoiar. Participe!

 

Contatos:
Rua Marginal, 44 – Vila Sahy – São Sebastião/SP
Tel.: (12)3863-7366 / 3863-7130
E-mail: verdescola@verdescola.org
Escritório São Paulo – Tel./Fax: (11) 3038-4300

 


 



patrocinadores Vila Sahy - 2016

GERANDO FUTURO – SÃO SEBASTIÃO/SP

O projeto Gerando Futuro visa melhorar a qualidade do conhecimento e do rendimento escolar de cerca de 100 jovens de escolas pública do município de São Sebastião/SP.

Com disciplinas de matemática, português, raciocínio lógico, informática e sustentabilidade, os conteúdos são ministrados em atividades teóricas, práticas e culturais.


 



GERANDO-FUTURO

VERDESPORTE NA AREIA – SÃO SEBASTIÃO/SP

O projeto Verdesporte na Areia tem por objetivo desenvolver junto à comunidade da Vila Sahy e entorno, São Sebastião/SP, programa esportivo de cunho educacional, visando a formação integral de crianças e adolescentes como cidadãos críticos e participativos e o desenvolvimento da região através de melhorias de índices de qualidade de vida, por meio da inclusão social e o direito humano ao lazer e saúde.

 

• Promover o aprendizado de atividades pré-desportivas e de modalidades esportivas coletivas, futebol e voleibol, para o desenvolvimento integral dos jovens e promoção da saúde;

 

• Despertar nos jovens o interesse e o prazer em aprender, tornando-os autônomos e competentes na produção e gestão do conhecimento;

 

• Desenvolver através do esporte e dinâmicas em grupo, a formação de habilidades e atitudes essenciais para a participação no mundo do trabalho e para o exercício da plena cidadania;

 

ATIVIDADES

• Voleibol, Futebol, Basquete e Surf

 

PÚBLICO ALVO

• 270 pessoas na faixa etária de 10 a 18 anos
• 10 pessoas na faixa etária de 19 a 59 anos


 



Patrocinador - verdesporte-nov2015

patrocinadores master
Todos 233_132
Peninsula site-jan16
Banco Itau -home

como apoiar

Existem diversas formas de você apoiar os projetos de formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos do Instituto Verdescola.

saiba mais


Publicações

Estatuto do Instituto Verdescola Clique aqui

Parecer da auditoria 2017 Clique aqui

Relatório de atividades – 2017 Clique aqui

Demonstrações Financeiras_Instituto Verdescola – 2016 Clique aqui

Relatório de atividades – 2016 Clique aqui

Livro Institucional Junho-17 Clique aqui

Livro Institucional-English-Jun17 Clique aqui

Parecer Auditoria – 2015 Clique aqui

Matéria Revista Exame 15-05-13    Clique aqui

Relatório de Atividades 2015           Clique aqui

Relatório de Atividades 2014           Clique aqui

Relatório de Atividades 2013           Clique aqui

Relatório de Atividades 2012          Clique aqui

Relatório de Atividades 2011          Clique aqui



Atendimento em 2017

• 480 crianças e adolescentes
•150 jovens de 14 a 21 anos
• 360 alunos no Via Rápida e Etec
• 100 alunos no Instituto Capim Santo
• 90 alunos no Senac
• 25 alunos no EJA
• 700 refeições diárias


destaques

cadastre-se

Receba as novidades: